Como todo RPG, o Escape from Tarkov possui algumas árvores de habilidades do PMC, as quais você não pode escolher o que progredir de maneira selecionável em um menu. O que acontece é que, quanto mais você utilizar a habilidade, melhor ela ficará.
Saiba mais sobre as habilidades do seu personagem e entenda com a progressão pode beneficiar suas raids.
Evoluindo
Todas as habilidades que podem ser desenvolvidas por um PMC têm o limite de 51, de maneira “natural”, mas pode ser ultrapassada até um status temporário de 60 a partir das medicações estimulantes.
Além de utilizar repetidamente as habilidades, algumas quests podem recompensar o PMC com a evolução de um nível de habilidades.
A velocidade com que elas vão evoluir depende de quanto essa habilidade foi utilizada até o momento. Onde antes do primeiro ponto, a velocidade de evolução é de 129%, após esse ponto é 100%, e a partir do seguindo é menor que 100%.
Para saber o quanto abaixo do 100%, é necessário um cálculo de 0,6 ^ (pontos ganhos – 1) * 100.
Depois de receber qualquer ponto de habilidade por 200 segundos, o modificador é resetado. Ou seja, você evolui constantemente sua habilidade por 3 minutos e 20 segundos, até que volte aos padrões de agilidade.
Lembrando que você não inicia sua raid com o modificador de 129%, mas sim 100%, pois o contator é estará em 1.
Esconderijo e seus bônus
Algumas construções e melhorias de esconderijo trazem benefícios para as habilidades, ou seus modificadores.
Filtro de ar – 40% de boost para habilidades do grupo físico.
Biblioteca – 30% de boost para habilidades do grupo prático, e um adicional de 15% de experiência recebida por raid.
Campo de tiro nível 3 – 10% de boost para habilidades do grupo combate.
Parede quebrada (espaço que pode se construir a academia) – Entre os níveis 2 e 5, penalidade de 3% para habilidades do grupo físico. Utilizar o mop (espécie de rodinho) garante 2% a 6% de boost de experiência. Essa penalidade só é removida quando no nível 6, permitindo a construção da academia, que garante pontos de Força e Resistência.
Habilidades de combate
Aim Drills
Rifles de assalto
Designated marksman rifles
Metralhadoras pesadas
Metralhadoras leves
Corpo a corpo
Pistolas
Controle de recúo
Revolveres
Lança granadas
Escopetas
Rifles de atirador
Submetralhadoras
Arremessáveis
Pane
Lançadores acoplados
Mental
Atenção
Carisma
Intelecto
Memória
Percepção
Físico
Resistência
Saúde
Imunidade
Metabolismo
Força
Resistência ao estresse
Vitalidade
Práticas
Modificação avançada
Auctions
Negociador
Operações limpas
Movimento agachado
Crafting
Medicina de campo
Primeiros socorros
Comércio livre
Colete pesado
Gerenciamento do esconderijo
Colete leve
Arrombamento
Manejo do pente
Operação noturna
Movimento deitado
Buscando
Conexões sombrias
Operações silenciosas
Atirador
Cirurgia
Desempenho operacional
Manutenção de armas
Modificação de armas